Etapas da vida
Em determinados momentos da vida é possível antecipar o aumento das despesas, como é o caso da compra ou troca de uma casa, o nascimento de um filho ou a educação dos filhos.
A poupança para a reforma deve ser uma preocupação presente desde que se inicia a idade ativa.
É, por isso, importante estabelecer objetivos de poupança e prossegui-los ao longo das várias etapas da vida.
Constituir família
A chegada de um filho significa um aumento das despesas ao longo dos próximos anos. A constituição de uma poupança que permita acomodar o impacto financeiro nos primeiros anos e financiar mais tarde a educação dos filhos é um objetivo que deve ser considerado.
Comprar casa
A compra de uma casa é uma decisão financeira com grande impacto no orçamento familiar. Quando se recorre ao crédito, este impacto pode persistir durante muitos anos.
Esta decisão deve ser planeada com antecedência, devendo-se constituir uma poupança com este objetivo. A poupança permitirá ter dinheiro para uma entrada na compra da casa e para cobrir as despesas iniciais, tais como a avaliação e os impostos.
Planear a reforma
Constituir uma poupança para a reforma deve ser um objetivo presente ao longo de toda a vida ativa. É muito importante dispor de uma fonte de rendimento complementar à pensão de reforma, para que se possa manter o nível de vida que se tem durante a vida ativa.
Quanto mais cedo se estabelecerem objetivos de poupança para a reforma, mais fácil será atingi-los. Por muito pouco que se poupe todos os meses, uma poupança regular durante muitos anos permitirá obter um montante satisfatório no final.
Fonte: Todos Contam